Psicóloga explica como colocar limites na criação dos filhos
Imagina a cena: uma criança berrando e esperneando no chão diante de um ‘não’ dos pais em comprar um brinquedo. Imaginou? Este acontecimento causa arrepios e até olhares de críticas em casais que ainda não têm filhos. Mas quem está como protagonista da cena, não sabe o que fazer. E aí vem a pergunta: como colocar limites nos filhos?
Imagem: Como colocar limites na criação dos filhos | Fonte: Getty Images
A CBN Foz foi conversar com a
psicóloga Ana Maria dos Santos, e perguntou o que muitos pais gostariam
de saber. Como administrar esse tipo de comportamento?“Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar organização tanto na vida cotidiana, quanto da psique da criança. Isso faz com que ela cresça mais segura para lidar com questões afetivo-emocionais e com os relacionamentos, seja dentro da família ou no mundo externo”, explica a psicóloga Ana Maria dos Santos.
Muitas vezes os pais adquirem o hábito de esperar os problemas acontecerem para depois tentar solucioná-los. “Esperamos que os filhos adquiram hábitos e rotinas que não são saudáveis ou socialmente aceitos e depois queremos, rapidamente, que eles entendam que existem limites”.
“Vale dizer que as crianças não nascem com problemas de comportamento. Elas adquirem ao longo do convívio com os pais, com a educação que recebem. A maioria dos pais, às vezes, peca por excesso de superproteção, por amor, por não querer fazer e repetir o que teve na sua educação e não gostou. Acabam perdendo o bom senso, porque educar é colocar regras, impor limites”, diz a psicóloga.
A criança aprende a ter limite a partir do respeito e da certeza de que tem alguém mais capacitado, que cuide dela, é isso que a criança precisa sentir. A psicóloga aconselha que é preciso definir objetivos e metas quando o assunto é a educação das crianças. “É preciso que os pais estejam seguros para que possam transmitir a informação de limites de forma clara e simples. Isso vale para birras, sono, alimentação, broncas e afins”.
Quando os pais não conseguem estabelecer regras e limites, a criança passa a se sentir insegura e tem dificuldades em lidar com perdas e frustrações. Além disso, dominam e manipulam os pais.
Ana Maria lembra que quando os pais não conseguem impor limites nos filhos, começa a chantagem: ‘Se você fizer o que estou pedindo, te dou isso’, ‘Se você se comportar, te dou aquilo’, e a chantagem não é saudável. “Agora, retirar algo que a criança gosta como forma de castigo, é saudável e pode funcionar”.
Fonte: http://www.f24.com.br/editorial/vida-e-estilo/comportamento/2013/11/16/46769-psicologa-explica-como-colocar-limites-na-criacao-dos-filhos
Comentários
Postar um comentário